- Objetivo: Capacitar o aluno ou profissional no desenvolvimento de controle de sistemas interativos, de baixo custo e acessível a todos, assim como entendimento de conceitos de programação, linguagens, ambiente, lógicas e sensores capazes de despertar o raciocínio e possibilitar que se criem aplicativos específicos para rodar em um circuito eletrônico básico, podendo interagir com outros aparelhos. Com isso é possível controlar luzes, motores e outras funções de dispositivos compatíveis para construir por exemplo, um sistema de captação de dados de sensores, como temperatura, iluminação, processar e enviar esses dados para um sistema remoto por exemplo.
- Carga Horária: 40 H
- Público-Alvo: Estudantes e profissionais de engenharia e eletrônica, que não tem nenhum conhecimento de programação e querem ter um aprendizado estruturado para uma formação consistente
- Recomendável: N.A.
- Necessário para o curso: hardware
- Conteúdo: A programação será distribuída em:
- Algoritmos – Estruturas
- Fluxograma ou diagrama de blocos
- Tipos de Dados
- Operadores aritméticos
- Estruturas condicionais e de repetição
- Etapas para elaboração de programas
- O que é Arduino – conceitos e definições
- Modelos de placas Arduino
- Conhecendo Módulos e Shilders
- Linguagem e bibliotecas do Arduino
- Conceitos de eletrônica analógica e digital
- Conhecendo a IDE (ambiente de programação)
- Uso da matriz de contatos
- O que é microcontrolador
- Plataforma de programação e o kit arduino
- Projetos e análises de códigos
Em razão de quorum mínimo para a realização do curso, a Feitep se reversa no direito de cancelar ou prorrogar o curso, avisando antecipadamente os participantes inscritos.